Site para advogados: conheça as reais vantagens

site para advogados

Desde que o modelo tradicional de comércio passou a ser substituído pelas estratégias digitais, passando pela popularização de redes sociais e lojas virtuais, o mercado profissional vem obtendo excelentes resultados investindo em tecnologia e internet.

Para a grande maioria das pessoas uma empresa que não é facilmente encontrada no Google, simplesmente não existe.

Porém não é difícil encontrar empresas e ferramentas para construção de site para advogados e diversos profissionais que se preocupam apenas em ter um site, ao invés de entenderem a importância desta ferramenta para transmitir profissionalismo. Por isso ainda é muito comum vermos profissionais cometendo erros ao contratar site para advogados que acabam gerando uma impressão negativa.

Vamos mostrar neste artigo algumas informações que precisam ser levadas em consideração antes de começar a pensar em criar o seu site para advogados. Confira!

Por que se posicionar na internet?

Você sabia que até a criação deste artigo, aproximadamente 3.961.160 empresas fizeram um registro de domínio no Registro. Br? E destas, 34.105 registraram o domínio “.adv”. O Brasil tem um público de cerca de 93 milhões de internautas e em torno de 89,7% deste público afirma realizar algum tipo de pesquisa na internet para conhecer mais sobre a empresa antes de fazer o primeiro contato.
São informações muito expressivas, por essa razão a busca por site para advogados vem aumentando consideravelmente. Com o aumento da busca aumenta a oferta de serviços e muitas vezes oferecem soluções mágicas sem o profundo estudo que o segmento jurídico exige.
Logo abaixo vou te ajudar a levantar questões que são extremamente importantes para contratar a empresa que vai criar e gerenciar o site da sua advocacia.

Defina uma estratégia digital

Quais objetivos você quer alcançar com este projeto?

Antes de escolher alguma solução de site para advogados, a primeira coisa que você deve pensar é sobre qual o objetivo você pretende alcançar através do seu espaço na internet. Quais objetivos você quer alcançar com este projeto? Isso pode ser considerado uma regra primordial para qualquer segmento de atuação, inclusive marketing jurídico digital.

Após definir seus objetivos, busque uma empresa que seja especializada na solução que você deseja alcançar.

Conheça os tipos de sites que podem te oferecer

Outra dica para escolher a agência de site para advogados ideal para elaborar o seu site,é procurar conhecer para quais segmentos de mercado essa agencia costuma atender. Quanto mais especializados forem na sua área de atuação mais estarão acostumados com as suas necessidades.

Decida qual tipo de projeto se encaixa nesta sua estratégia

Existem vários tipos de site, que podem ser aplicados para determinadas necessidades, então, é necessário que a empresa de sites para advogados que você escolher ofereça o projeto que seja mais adequado para os objetivos que você definiu para o seu site. Aqui entra a importância de realizar um briefing detalhado para expor suas necessidades e evitar soluções do tipo “site em 24 horas”.

Sobre a etapa de desenvolvimento

O segundo passo é analisar o escopo que a empresa de site para advogados ofereceu para você. E neste momento, você deve estar atento a questões como as seguintes.

Como saber se o que foi ofertado é realmente o que preciso?

Você deve se manter atento a solução que estão ofertando a você pela agencia de criação, verifique se na proposta ou no escopo do projeto está todas as necessidades que você está buscando. A melhor forma de fazer isso é desviar dos inúmeros benefícios e se atentar ao que essas ferramentas podem gerar para sua advocacia. Faça anotações ao lado de cada ferramenta e questione o vendedor se cada item que está descrito, é realmente o que você precisa e onde vai se encaixar.

Busque especialistas que tenham conhecimento do Código de Ética da OAB

Desenvolver um site para advogados requer uma atenção especial, é preciso respeitar alguns princípios dispostos do Código de Ética da OAB para o exercício da profissão.

Desta forma, procure dar prioridade a uma empresa para elaborar o seu sit, que preste serviços direcionados para o setor jurídico e que tenha conhecimento sobre o Código de Ética, para evitar que o seu site seja desenvolvido com ferramentas e e disposições indevidas.

Busque portfólio e projetos desenvolvidos

Procurar conhecer que tipo de site para advogados foram desenvolvidos pela agência em questão é uma forma de garantir que os serviços prestados por ela sejam realmente de qualidade e atendam às suas necessidades por isso, antes de dar andamento na contratação, solicite o envio do portfólio e se informe sobre os projetos que estiveram envolvidos. Através dessas informações você pode ter certeza de que a empresa contratada é realmente capaz de executar o serviço que você precisa com qualidade.

Saiba o que vem em seguida…

Por fim, busque informações além da elaboração do site, saiba o que vai acontecer depois que ele estiver no ar, acerte todas essas informações com a agência que você escolheu para executar o seu trabalho. Informações como por exemplo:

  • Como os seus potenciais clientes vão entrar em contato? Tenha claro como será a dinâmica após a publicação do site, de que forma seus clientes entrarão em contato com você através dele. Se houver um espaço para comentários em seu site lembre-se sempre de conferir e responder as dúvidas que seus clientes possam ter deixado nesse espaço.
  • Qual o plano de utilizar esta ferramenta para chegar ao seu objetivo? Você procurou uma agência de desenvolvimento de site para advogados com um objetivo em mente, portanto, comece a planejar de que forma esse site será usado para conseguir alcançar sua meta. Definir estratégias de marketing jurídico podem ser relevantes neste momento caso seu objetivo seja descobrir como captar clientes na advocacia ou até mesmo se relacionar com sua base atual de clientes. Aqui é importante antecipar-se, uma vez que seu site estará publicado, como ele será o meio para chegar até essa meta estabelecida no momento inicial. O planejamento é a chave para alcançar qualquer meta e objetivo e, com o seu site, não seria diferente. Por isso, você deve planejar com cuidado e detalhadamente como você vai utilizar essa poderosa ferramenta para alcançar os objetivos da sua carreira ou escritório.
  • Como funcionará o suporte? Depois de tudo pronto, site funcionando e as coisas caminhando para chegar cada vez mais perto da meta que você estabeleceu, de repente seu site apresenta uma falha. Para quem você vai solicitar ajuda? O suporte é uma parte importante e no momento da contratação do serviço, é importante definir como se dará o funcionamento desse suporte. Além disso, as tecnologias envolvidas na elaboração de sites estão sempre em evolução e pode ser necessário que em algum momento seu site passe por alguma manutenção ou atualização de segurança. Acertar esses detalhes de antemão pode te ajudar a evitar problemas futuros.

Neste artigo, você recebeu algumas dicas para facilitar a sua escolha de uma agência de desenvolvimento de site para advogados, apresentando os aspectos relevantes que você deve observar nesse processo.
No nosso blog você pode contar com muitos outros artigos para você acompanhar mais dicas para o desenvolvimento de um marketing jurídico digital eficiente. Se você gostou desse artigo e quiser conferir mais dicas como essas, confira os nossos artigos anteriores e se inscreva para receber as últimas postagens do blog.

Compartilhe este conteúdo:

Lucas Belarmino

CEO da Agência Aprimora Web, especializada em criação e marketing digital para advogados e Consultor de Marketing Digital da OAB Pinheiros.